Projetos sociais

• Mundo limpo, vida melhor

Jogar óleo de fritura nos ralos das pias é prejudicial ao Meio Ambiente. Como não se dissolve na água, o óleo contamina rios, riachos, lagos e mares, além de atrair animais nocivos ao homem, como ratos e baratas. Para evitar esse tipo de atitude, o Colégio Motivo adere ao programa socioambiental "Mundo Limpo. Vida Melhor", desenvolvido pela ASA, que coleta e recicla o óleo utilizado em bares, restaurantes e domicílios, disponibilizando um coletor para este tipo de material. Os pais e alunos podem trazer o óleo utilizado em casa e depositar no recipiente.

• Orquestra Criança Cidadã

O Colégio Motivo é parceiro da Orquestra Criança Cidadã, oferecendo bolsas de estudos a esses jovens carentes que sonham em se tornar músicos profissionais. Os alunos frequentam o curso preparatório para vestibular do Colégio, recebendo todo suporte e preparação necessária para a aprovação. A parceria existe desde 2011 e durante esse tempo 6 dos jovens da orquestra que estudaram no motivo já foram aprovados no vestibular da UFPE e hoje cursam música nessa universidade.

• Campanha Aluno Consciente

A Campanha “Aluno consciente” é desenvolvida em parceria com a Casa da Criança, que assiste instituições carentes. A proposta é plantar desde cedo NOS ALUNOS, a semente dA responsabilidade social, através do exercício de desprendimento, ao selecionarem entre seus brinquedos aquele que poderá ser compartilhado com as crianças carentes que não dispõe da mesma realidade que eles. O sucesso da campanha culmina com a participação dos representantes das turmas participantes, interagindo com as crianças dos abrigos públicos e creches parceiros do Projeto Casa da Criança. No decorrer do ano letivo, diversas campanhas são desenvolvidas junto aos alunos, buscando preencher as necessidades sempre presentes no dia a dia dos mais carentes.

• Rei e Rainha do Milho Solidário

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio disputam para eleger o casal de Rei e Rainha do Milho durante o São João. Cada sala deve arrecadar alimentos não perecíveis e água a serem doados a instituições carentes. Nesta disputa saudável, o casal que se consagra campeão é aquele que representa a turma que mais arrecadou doações, que posteriormente são entregues pelos alunos às entidades beneficiadas.

• São João Solidário

Durante a nossa festa de São João, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental montam barraquinhas para venda de comidas e realização de brincadeiras típicas da festividade. Toda a renda arrecadada é revertida em doações para o Dia da Criança e Natal das creches Missionários da Luz e NASCE.