Notícias

TEMPO DE PESSOAS ESPECIAIS

Texto :Tempo de pessoas especiais

Oscar Motomura

            A evolução da humanidade é pontilhada de inovações extraordinárias, fantásticas realizações. Ao refletirmos sobre elas, porém, poucas vezes pensamos sobre como foram geradas: Iniciativas de “estalo”? De uma só pessoa? De uma equipe? Como começaram? Em que condições e circunstâncias foram conseguidas?

            Cada uma dessas realizações tem uma história. Ou mesmo várias histórias, intrincadamente encadeadas. Histórias de pessoas. Inventores, empresários, técnicos, trabalhadores das mais variadas origens e profissões.

            Conquistas de seres humanos normais. Seres humanos que inclusive têm seus momentos de fraqueza, de cansaço, dúvidas, inseguranças. Momentos em que se pergunta se tudo efetivamente vale a pena... Quantos degraus ainda a superar?... Para que tudo isso afinal?... Momentos de esmorecimento e de desistências...

            Conquistas de pessoas que superam esses momentos e não desistem. Buscam reservas armazenadas no fundo de suas almas e chegam ao objetivo almejado. São pessoas que renascem nesses momentos. E tornam-se – no processo – pessoas especiais.

            Pessoas que acreditam que vão conseguir. Pessoas que acreditam na força infinita do ser humano em superar-se. Pessoas que apostam numa visão e crescem no processo de realizá-la.

            A própria evolução da humanidade nos mostra que obstáculos são oportunidades para crescer, ficar mais fortes. Rompendo barreiras e superando processos de transição nos quais tudo parece ficar pior, saltamos de patamar, desaprendendo muito para aprender e crescer ainda mais.

            Vivemos hoje um período de transição. Não somente em nosso país, mas no mundo todo. Mudanças parecem acontecer todos os dias em ritmos cada vez mais espetaculares, em velocidade sem precedentes na história. Novas tecnologias tornam possível o impossível. Países saem da obscuridade de uma economia agrícola para o primeiro plano mundial em pouquíssimo tempo, alavancados por atividades focadas em alta tecnologia.

            Atrás de cada uma dessas transformações... pessoas. Pessoas que encaram a realidade como ela é, de forma autêntica, verdadeira e honesta. Pessoas que agem sobre a realidade. Pessoas que constroem, em vez de desperdiçar energias criticando e destruindo. Pessoas que, agradecidas, capitalizam criativamente o que possuem, em vez de lamentarem o que não têm, cheias de autocomiseração e revolta. Pessoas que não se acomodam e buscam evoluir a cada dia, em sintonia com a evolução do próprio mundo.

            Mais do que nunca, é tempo de criar. De estar o tempo todo alerta a tudo que ocorre à nossa volta e buscar novas soluções, com alto espírito empreendedor e assim contribuir ativamente com o processo de construção de um mundo cada vez melhor, em linha com os valores dos novos tempos.

            Valores que privilegiam o ousar, o experimentar, o assumir riscos inerentes ao novo. Valores que abominam a rotina burocratizante. Valores que enfatizam a importância da flexibilidade, da abertura, da ousadia de ser diferente, da valorização da imaginação, da exploração de possibilidades.

            É tempo de enfrentar o ambíguo e o desconhecido sem medos. Sem tentar supersimplificar buscando driblar o complexo. É tempo de criatividade e de soluções refinadas, até revolucionárias. É tempo de soluções inéditas para desafios também inéditos.

            Hoje, mais do que nunca, não podemos nos acomodar, dormir sobre os louros. Mesmo porque mudanças repentinas sempre poderão alterar as condições externas significativamente, mudando toda a base do que foi conquistado...

            É tempo de dar um salto à frente como ser humano, como indivíduo. Mas é tempo também de trabalho em equipe, ajuda mútua. Tempo de cooperação e alianças. De generosidade no dar, no oferecer ao outro, quebrando círculos viciosos que mantêm as pessoas isoladas. É hora de dar o primeiro passo.

            É tempo de respeito humano e muito diálogo. Tempo de gerar novas forças, colocando em prática o que de mais nobre e positivo temos dentro de nós. De sermos construtivos e nutrientes. Com humor, otimismo, boa vontade e prazer. Realmente desfrutando e valorizando cada pequena coisa do dia a dia.

            Vivemos hoje uma era na qual a força de cada pessoa, de cada ser humano, é crucial para a evolução da sociedade. Temos, cada um de nós – nesse sentido – uma enorme responsabilidade.

            É tempo de transformar, buscar novas realizações. De caminhar à frente. De agir, realizar, fazer acontecer. É tempo de crescer e criar. De renascer. De renascer a cada dia.

 

Extraído do vídeo “Tempo de pessoas especiais” e publicado na Revista Ideias.