Notícias

Sombra e luz: contraste que ensina e diverte.

Quando a criança vê pela primeira vez a sua sombra, já começa a investigar o que é aquilo que a persegue, que imita seus movimentos, uma curiosidade natural das próprias observações. A intenção desse trabalho é questionar, investigar, experimentar e brincar. Compartilhar conhecimento e observações na tentativa de criar hipóteses. O trabalho com a luz contempla a visibilidade, a estética e passagem do tempo. E está associado às emoções.

A experiência com a luz artificial é importante pela facilidade de seu manuseio, transformando-se e possibilitando diferentes configurações estéticas. Com as atividades propostas, potencializamos e filtramos o olhar de nossas crianças no que diz respeito às características do meio ambiente. Luzes e sombras têm realmente sua poesia. Quando as crianças brincam com luzes oscilantes, mais ou menos intensas, há uma sugestão de formas, movimentos e sensações.

A atividade teve como intenção oferecer às crianças experiências diferentes subsidiadas por brincadeiras com o tema luz e sombra, como teatro de sombras, brincadeiras com o corpo e as mãos com a luz de um retroprojetor e/ou lanternas, o incentivo à criação de sombras a partir de figuras, entre outras.

O encantamento e as descobertas foram o ponto forte do nosso trabalho.