Notícias

Exposição Ilha de Deus

No último dia 21 de novembro, inauguramos em grande estilo a Exposição Ilha de Deus na Unidade Motivo Boa Viagem. Trata-se da exposição de fotografias produzidas por estudantes do Ensino Médio durante a aula de campo Recife é uma Ilha, realizada na comunidade ribeirinha Ilha de Deus, localizada no estuário da Bacia do Pina, entre os bairros da Imbiribeira, Pina e Boa Viagem, na confluência dos rios Tejipió, Pina e Jordão. É uma das maiores áreas de mangue em zona urbana do Brasil e um dos últimos resquícios desse ecossistema na cidade do Recife. Trata-se de uma comunidade muito pobre onde que os moradores vivem da pesca e que desenvolve diversos projetos ambientais, sociais e culturais como estratégias de transformação dessa realidade.

Na inauguração, contamos com a presença do Grupo de Dança Nativos, formado por jovens da Ilha de Deus. Eles trouxeram à escola um pouco das apresentações internacionais que desenvolvem. Ritmos pernambucanos como ciranda, frevo e maculelê foram apresentados aos nossos estudantes, que dançaram junto com o grupo.

Conhecer diferentes realidades socioeconômicas e culturais é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e de ações de transformação de nossos jovens estudantes sobre a realidade que os cerca. Formar jovens cidadãos, construtores críticos e engajados com a sociedade, é nosso compromisso para uma formação integral.