Atividade Amigo leitor

O projeto Prazer de Ler tem possibilitado às crianças vivenciarem, em sala de aula, as várias modalidades de leitura. Nesta Unidade, as crianças dos 1º e 2º Anos realizaram uma experiência muito interessante: ler para crianças que ainda não dominam a leitura.

Organizamos a visita dos amigos leitores nas salas do infantil 4, onde, em grupos os alunos ouviram a leitura de livros que foram cuidadosamente escolhidos pelos leitores. Esta experiência foi bastante interessante, pois as crianças sentiram que o que está sendo estudado, lido, discutido ou escrito com sua professora tem significado para sua vida pessoal e social. E essa questão ganha força por meio da nossa mediação atenciosa e planejada.
A pergunta de alguns alunos foi: “Tia, quando vou lá ler de novo?"

Como mediadores do processo de leitura, orientamos os estudantes a estabelecer, um propósito de leitura, uma finalidade: Ler para apreciar, divertir-se, sentir prazer, relaxar;

• Ler para se informar, aprender: identificar mensagens/informações importantes   para seus estudos;

• Ler para aprender a ler com maior desenvoltura;

• Ler para aprender a escrever de forma mais organizada e com conteúdo;

Assim, temos avançamos na direção da formação do estudante leitor.